You are here: Home
Domingo, 19 Nov 2017

******

*

MEC comemora 80 anos dos programas do livro didático e anuncia concurso literário

Na manhã desta sexta-feira, 1º, o ministro da Educação, Mendonça Filho, visitou o estande do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) na 18ª edição da Bienal Internacional do Livro Rio, no Riocentro, na capital fluminense. Acompanhado do presidente da autarquia, Silvio Pinheiro, o ministro celebrou os 80 anos das políticas públicas de livros didáticos e anunciou o concurso literário Faça parte dessa história, lançado em comemoração à data

 

“O Programa Nacional do Livro e do Material Didático [PNLD] é um dos programas mais relevantes do FNDE, e está aí justamente para oferecer o apoio necessário não só em relação ao livro didático, mas também à difusão da cultura e da leitura”, destacou Mendonça Filho. “Precisamos estimular a leitura, o que deve começar cedo, e uma feira como essa proporciona esse estímulo para que as crianças e jovens possam buscar, através da literatura e da leitura, a ampliação do conhecimento e uma visão do mundo cada vez mais aberta”, completou.

O Programa Nacional do Livro e do Material Didático busca prover as escolas de educação básica de registros didáticos e pedagógicos, ampliando o acesso ao livro e a democratização do acesso às fontes de informação e cultura. “O FNDE e o MEC são grandes incentivadores da leitura e do bom uso do livro. Esse ano nós completamos 80 anos do nosso PNLD, o que demonstra toda a identificação da bienal com o FNDE e com o Ministério da Educação”, celebrou Silvio Pinheiro.

O concurso Faça parte dessa história reunirá os maiores talentos das escolas públicas do Brasil na arte de escrever, visando o envolvimento desses estudantes na execução do PNLD. Lançado em comemoração aos 80 anos das políticas públicas de livros didáticos, o concurso é voltado para estudantes devidamente matriculados em turmas de ensino fundamental e médio das escolas públicas brasileiras.

As inscrições serão realizadas de 30 de setembro e a 30 de novembro e deverão ser efetuadas unicamente pela página do FNDE na internet. Poderão ser inscritas obras nos seguintes gêneros literários: poema, conto, crônica, novela, teatro, texto da tradição popular, romance, memória, diário, biografia, relatos de experiências e história em quadrinhos.

Estande – Com mais de 300 metros quadrados, o estande do FNDE está localizado no pavilhão 4 e apresenta livros de programas do governo federal, como o Programa Nacional do Livro e Material Didático, o Programa Nacional Biblioteca da Escola e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. No espaço, além de ouvir histórias e interagir com autores, os visitantes terão a oportunidade de conhecer de perto um ônibus do programa Caminho da Escola.

Bienal – Maior evento literário do país, a Bienal do Livro Rio é um ponto de encontro que destaca a importância do livro, incentivando a cultura, a literatura e a educação. O evento, que começou nesta quinta-feira, 31, está em sua 18ª edição e vai até o dia 10 de setembro. A programação inclui debates, bate-papos com personalidades e escritores e atividades culturais que promovem a leitura.

Para a professora Claudia Aparecida Cruz, visitante da exposição, a Bienal do Livro leva os alunos ao conhecimento. “Aqui é o momento deles desfrutarem desse maravilhoso mundo que é a leitura, e nós sabemos que a leitura é tudo. É um momento de educação, de comprometimento com o mundo”, disse. A estudante do quinto ano, Ana Vitória Barroso, de 11 anos, concorda. “É muito bom estar aqui porque a gente vai aprendendo cada dia mais, aumentando nossa criatividade, aprendendo coisas que não sabe”.

Mais informações sobre a programação da 18ª Bienal do Livro Rio podem ser acessadas na página do evento.

Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Jogo da Série B teve narração de uma mulher

Natural de Itamarandiba, interior de Minas Gerais, Isabelly Morais fez história. Na noite de terça-feira (7), a estudante de jornalismo, 20 anos, se tornou a primeira mulher a narrar uma partida de futebol na rádio mineira. A voz dela comandou a Rádio Inconfidência, de Belo Horizonte, na vitória do América-MG por 2x0 contra o ABC, pela 34ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. “Pessoal, bom dia! Ainda não consegui mensurar o que aconteceu em minha vida no dia de ontem. Para mim, um marco pessoal, uma gratidão enorme à rádio @einconfidencia e ao meu chefe, José Augusto Toscano, por abrir o microfone para a sua estagiária dessa forma”, escreveu Isabelly em sua conta pessoal no Twitter nesta quarta-feira (8). Daniela Leone/daniela.leone@redebahia.com.br/Vídeos: Superesportes/Soccer Gols HD.

Bandeira de Capim Grosso

Matéria Especial RepórterBahia.Com

Governo aprova plano para acabar com vacinação contra aftosa até 2026

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento aprovou a versão definitiva do Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (Pnefa). O plano começa a valer este ano e continua até 2026. O objetivo é que o Brasil seja considerado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) um país livre da doença sem vacinação a partir de 2023.

O vírus da febre aftosa é altamente contagioso. O animal afetado apresenta febre alta que diminui após dois a três dias. Em seguida, aparecem pequenas bolhas que se rompem, causando ferimentos. O animal deixa de andar e comer e, no caso de bezerros e animais mais novos, pode até morrer. A transmissão pode ocorrer por meio da ingestão de água e alimentos contaminados pela saliva de animais doentes. O vírus é resistente, podendo sobreviver durante meses em carcaças congeladas.

Clique na foto e confira matéria completa.

Repórter Bahia, a notícia com responsabilidade!

Nessa nova fase vamos nos dedicar ainda mais e da melhor forma possível somar na sua vida com informações de todas as áreas da vida, mas pautada na ética, na verdade, no compromisso com Deus, com a vida e com as pessoas.

A todos que nos acompanham através do rádio e da internet mais uma vez o nosso muito obrigado pela amizade e confiança, obrigado por tudo e que nessa nova fase da nossa vida profissional possamos nos aproximar ainda mais e juntos construirmos um jornalismo forte, independente, um jornalismo pra fazer a diferença.

REPÓRTER BAHIA.COM, a nova marca do jornalismo da nossa Bahia, está no ar. Sejam todos bem vindos!

O que aconteceu com o Blog do Arnaldo Silva?

Gostaria de informar ainda que estamos através de Valter Oliveira que é o nosso grande parceiro administrativamente trabalhando para restaurar o blog que será utilizado nessa nova fase do nosso trabalho como link de acesso a nova marca do jornalismo da Bahia, REPÓRTERBAHIA, no ar desde essa quarta-feira, 21 de Dezembro de 2016.
Entendo que mudanças como essas vão precisar de tempo para alcançar o mesmo patamar de acessos e assiduidade dos nossos leitores, mas não estamos sozinhos, temos Deus nos comando e a parceria de muitos amigos e leitores conquistados nesses sete anos de blog, nesses sete anos de muito trabalho e dedicação ao jornalismo, a nossa grande paixão na comunicação.

http://www.seo.mavi1.org http://www.mavi1.org http://www.siyamiozkan.com.tr http://www.mavideniz1.org http://www.mavideniz.gen.tr http://www.17search17.com http://www.siyamiozkan.com http://www.vergi.gen.tr http://www.prsorgu.org http://www.seoisko.net http://www.seoisko.org http://www.ukashhizmet.com http://www.ukashmavi.com http://www.sirabulucu.net http://www.kanuntr.com http://www.kanuntr.org http://www.kanuntr.net http://www.kananlartr.com http://www.kananlartr.org http://www.kananlartr.net http://www.haberbul.org http://www.iskoseo.com http://www.iskoseo.net http://www.iskoseo.org http://www.siyamiozkan.net