You are here: Home
Sábado, 23 Set 2017

********

*

*

MEC comemora 80 anos dos programas do livro didático e anuncia concurso literário

Na manhã desta sexta-feira, 1º, o ministro da Educação, Mendonça Filho, visitou o estande do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) na 18ª edição da Bienal Internacional do Livro Rio, no Riocentro, na capital fluminense. Acompanhado do presidente da autarquia, Silvio Pinheiro, o ministro celebrou os 80 anos das políticas públicas de livros didáticos e anunciou o concurso literário Faça parte dessa história, lançado em comemoração à data

 

“O Programa Nacional do Livro e do Material Didático [PNLD] é um dos programas mais relevantes do FNDE, e está aí justamente para oferecer o apoio necessário não só em relação ao livro didático, mas também à difusão da cultura e da leitura”, destacou Mendonça Filho. “Precisamos estimular a leitura, o que deve começar cedo, e uma feira como essa proporciona esse estímulo para que as crianças e jovens possam buscar, através da literatura e da leitura, a ampliação do conhecimento e uma visão do mundo cada vez mais aberta”, completou.

O Programa Nacional do Livro e do Material Didático busca prover as escolas de educação básica de registros didáticos e pedagógicos, ampliando o acesso ao livro e a democratização do acesso às fontes de informação e cultura. “O FNDE e o MEC são grandes incentivadores da leitura e do bom uso do livro. Esse ano nós completamos 80 anos do nosso PNLD, o que demonstra toda a identificação da bienal com o FNDE e com o Ministério da Educação”, celebrou Silvio Pinheiro.

O concurso Faça parte dessa história reunirá os maiores talentos das escolas públicas do Brasil na arte de escrever, visando o envolvimento desses estudantes na execução do PNLD. Lançado em comemoração aos 80 anos das políticas públicas de livros didáticos, o concurso é voltado para estudantes devidamente matriculados em turmas de ensino fundamental e médio das escolas públicas brasileiras.

As inscrições serão realizadas de 30 de setembro e a 30 de novembro e deverão ser efetuadas unicamente pela página do FNDE na internet. Poderão ser inscritas obras nos seguintes gêneros literários: poema, conto, crônica, novela, teatro, texto da tradição popular, romance, memória, diário, biografia, relatos de experiências e história em quadrinhos.

Estande – Com mais de 300 metros quadrados, o estande do FNDE está localizado no pavilhão 4 e apresenta livros de programas do governo federal, como o Programa Nacional do Livro e Material Didático, o Programa Nacional Biblioteca da Escola e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. No espaço, além de ouvir histórias e interagir com autores, os visitantes terão a oportunidade de conhecer de perto um ônibus do programa Caminho da Escola.

Bienal – Maior evento literário do país, a Bienal do Livro Rio é um ponto de encontro que destaca a importância do livro, incentivando a cultura, a literatura e a educação. O evento, que começou nesta quinta-feira, 31, está em sua 18ª edição e vai até o dia 10 de setembro. A programação inclui debates, bate-papos com personalidades e escritores e atividades culturais que promovem a leitura.

Para a professora Claudia Aparecida Cruz, visitante da exposição, a Bienal do Livro leva os alunos ao conhecimento. “Aqui é o momento deles desfrutarem desse maravilhoso mundo que é a leitura, e nós sabemos que a leitura é tudo. É um momento de educação, de comprometimento com o mundo”, disse. A estudante do quinto ano, Ana Vitória Barroso, de 11 anos, concorda. “É muito bom estar aqui porque a gente vai aprendendo cada dia mais, aumentando nossa criatividade, aprendendo coisas que não sabe”.

Mais informações sobre a programação da 18ª Bienal do Livro Rio podem ser acessadas na página do evento.

Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Repórter Bahia/Materias em vídeo

Confira apresentação da Jubae, em comemoração aos 23 anos da IBNJ A IBNJ - Igreja Batista Nova Jerusalém - com endereço na Rua Jailton Soares Magalhães, Bairro Oliveira, comemorou nos dias 19 e 20 de agosto, em seu templo, localizado na Rua Jailton Soares Magalhães, Bairro Oliveira, Capim Grosso, seus 23 anos de Igreja em Capim Grosso. Além do aniversário com direito a bolo e parabéns para você, a festa foi marcada pela posse do seu novo Pastor, Célio Pedrosa, mineiro que chegou em Capim Grosso para uma cruzada evangelista há sete anos, para anos mais tarde se tornar o novo líder da Igreja que nasceu da iniciativa de 14 cristãos, tendo como primeiro líder, o Pastor Osvaldino Gomes do Nascimento, tendo ainda como parte da história de liderança da Igreja nesses 23 anos, os pastores Robson, Jeremias, que por sinal foi o orador desse final de semana, Pastor Gilmar Crispim e agora o Pastor Célio, que chega com o propósito de fazer da Igreja, uma instituição mais presente na vida da sociedade, com a pregação do evangelho acompanhado de ações que contribuam para melhorar a vida das pessoas. Texto: Arnaldo Silva, DRT – 2805/BA – Vídeo: Amanda Marques.

Bandeira de Capim Grosso

Matéria Especial RepórterBahia.Com

O Rio São Francisco é uma correnteza de prosa e poesia. Tudo o que se relaciona ao Velho Chico, seu misticismo, sua trajetória histórica e sua importância econômica, social e cultural, inspira músicos, pintores e escritores, que vêm contando através da arte e da literatura a sua existência de 516 anos. O mundo inteiro o conhece como uma das maiores riquezas naturais do país e da América do Sul. Um verdadeiro patrimônio hídrico que banha cinco Estados brasileiros, percorrendo uma extensão de 2.700 quilômetros, a partir da sua nascente, na Serra da Canastra, em Minas Gerais, até a foz, na divisa de Sergipe e Alagoas, passando pela Bahia, por Pernambuco e Alagoas. Nesse trajeto, o rio corta serras, matas e vales, irrigando a agricultura das famílias do Sertão, abrindo caminhos para a navegação e oferecendo o alimento da população.

Repórter Bahia, a notícia com responsabilidade!

Nessa nova fase vamos nos dedicar ainda mais e da melhor forma possível somar na sua vida com informações de todas as áreas da vida, mas pautada na ética, na verdade, no compromisso com Deus, com a vida e com as pessoas.

A todos que nos acompanham através do rádio e da internet mais uma vez o nosso muito obrigado pela amizade e confiança, obrigado por tudo e que nessa nova fase da nossa vida profissional possamos nos aproximar ainda mais e juntos construirmos um jornalismo forte, independente, um jornalismo pra fazer a diferença.

REPÓRTER BAHIA.COM, a nova marca do jornalismo da nossa Bahia, está no ar. Sejam todos bem vindos!

O que aconteceu com o Blog do Arnaldo Silva?

Gostaria de informar ainda que estamos através de Valter Oliveira que é o nosso grande parceiro administrativamente trabalhando para restaurar o blog que será utilizado nessa nova fase do nosso trabalho como link de acesso a nova marca do jornalismo da Bahia, REPÓRTERBAHIA, no ar desde essa quarta-feira, 21 de Dezembro de 2016.
Entendo que mudanças como essas vão precisar de tempo para alcançar o mesmo patamar de acessos e assiduidade dos nossos leitores, mas não estamos sozinhos, temos Deus nos comando e a parceria de muitos amigos e leitores conquistados nesses sete anos de blog, nesses sete anos de muito trabalho e dedicação ao jornalismo, a nossa grande paixão na comunicação.

http://www.seo.mavi1.org http://www.mavi1.org http://www.siyamiozkan.com.tr http://www.mavideniz1.org http://www.mavideniz.gen.tr http://www.17search17.com http://www.siyamiozkan.com http://www.vergi.gen.tr http://www.prsorgu.org http://www.seoisko.net http://www.seoisko.org http://www.ukashhizmet.com http://www.ukashmavi.com http://www.sirabulucu.net http://www.kanuntr.com http://www.kanuntr.org http://www.kanuntr.net http://www.kananlartr.com http://www.kananlartr.org http://www.kananlartr.net http://www.haberbul.org http://www.iskoseo.com http://www.iskoseo.net http://www.iskoseo.org http://www.siyamiozkan.net