You are here: Home » BAHIA » Mais informações sobre buscas da PF em gabinete do deputado estadual Marcelo Nilo
Sábado, 23 Set 2017

********

*

*

Mais informações sobre buscas da PF em gabinete do deputado estadual Marcelo Nilo

Policiais federais fizeram buscas no gabinete do deputado estadual Marcelo Nilo (PSL) na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (AL-BA), na manhã desta quarta-feira (13). Os agentes chegaram ao gabinete de Nilo antes das 8h e saíram do local por volta das 10h20.

No gabinete, que estava fechado, os agentes procuraram e analisaram documentos a portas fechadas. Segundo a equipe de segurança do deputado, que estava do lado de fora, Marcelo Nilo estava no local, acompanhado de um advogado e de uma assessora de imprensa.

Às 10h20, seis policiais federais deixaram a AL-BA em duas viaturas descaracterizadas. Ainda nesta quarta-feira, Nilo deve fazer um pronunciamento sobre o caso. A previsão é que seja às 14h30, na própria Assembleia.

Operação Opinião

A operação foi deflagrada pela Polícia Federal (PF) em conjunto com o Ministério Público Eleitoral (MPE). As buscas também acontecem na Avenida Cardeal da Silva e no bairro do Horto Florestal, onde mora o político. Além de deputado, Nilo, que tem 62 anos, é engenheiro civil. Ele foi presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) por cinco vezes e está no sétimo mandato como deputado estadual.

De acordo com o MPE, a Operação Opinião tem o objetivo de cumprir sete mandados de busca e apreensão em endereços de Salvador, dentre os quais na residência do deputado e no seu gabinete na Assembleia Legislativa, no CAB. Os mandados foram expedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA), com base em representação formulada pela Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA), em procedimento que investiga o crime de falsidade eleitoral, previsto no artigo 350 do Código Eleitoral, envolvendo também a empresa Bahia Pesquisa e Estatística Ltda – Babesp.

"Os fatos são objeto de investigações em andamento tanto no Ministério Público Eleitoral quanto na Polícia Federal, que buscam apurar se o deputado Marcelo Nilo prestou informação falsa à Justiça Eleitoral, havendo indícios de que ele seria o controlador de fato da Babesp e que utilizaria a referida pessoa jurídica para contabilização fraudulenta de recursos utilizados de maneira ilegal em campanhas políticas, o que se costuma chamar de 'caixa 2'. Além disso, há suspeita de possível manipulação do resultado das pesquisas eleitorais divulgadas por aquela empresa", afirmaram a PF e o MPE, em nota.

Segundo o MPE, os alvos da operação foram os endereços residenciais e profissionais do político; de seu genro Marcelo Dantas Veiga; do sócio da Babesp Roberto Pereira Matos; e a sede da empresa Leiaute Comunicação, na Avenida Tancredo Neves. A operação visa apreender documentos, papéis, registros e dados arquivados em equipamentos de informática que possam contribuir com as investigações.

"Cerca de 30 policiais federais participaram da ação e dois membros da Procuradoria Regional Eleitoral acompanharam as buscas na Assembleia Legislativa e no endereço residencial do deputado. O nome da operação, Opinião, é uma referência à empresa investigada, cujo objeto seria a realização de pesquisas de opinião", destacam o MPE e a PF.

O CORREIO tentou contato com o deputado Marcelo Nilo, a Babesp, Marcelo Dantas Veiga, Roberto Pereira Matos e a Leiaute Comunicação, mas até o momento ninguém retornou o contato.

Da Redação, com Tailane Muniz - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. - Foto: Arisson Marinho/Arquivo CORREIO.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Repórter Bahia/Materias em vídeo

Confira apresentação da Jubae, em comemoração aos 23 anos da IBNJ A IBNJ - Igreja Batista Nova Jerusalém - com endereço na Rua Jailton Soares Magalhães, Bairro Oliveira, comemorou nos dias 19 e 20 de agosto, em seu templo, localizado na Rua Jailton Soares Magalhães, Bairro Oliveira, Capim Grosso, seus 23 anos de Igreja em Capim Grosso. Além do aniversário com direito a bolo e parabéns para você, a festa foi marcada pela posse do seu novo Pastor, Célio Pedrosa, mineiro que chegou em Capim Grosso para uma cruzada evangelista há sete anos, para anos mais tarde se tornar o novo líder da Igreja que nasceu da iniciativa de 14 cristãos, tendo como primeiro líder, o Pastor Osvaldino Gomes do Nascimento, tendo ainda como parte da história de liderança da Igreja nesses 23 anos, os pastores Robson, Jeremias, que por sinal foi o orador desse final de semana, Pastor Gilmar Crispim e agora o Pastor Célio, que chega com o propósito de fazer da Igreja, uma instituição mais presente na vida da sociedade, com a pregação do evangelho acompanhado de ações que contribuam para melhorar a vida das pessoas. Texto: Arnaldo Silva, DRT – 2805/BA – Vídeo: Amanda Marques.

Bandeira de Capim Grosso

Matéria Especial RepórterBahia.Com

O Rio São Francisco é uma correnteza de prosa e poesia. Tudo o que se relaciona ao Velho Chico, seu misticismo, sua trajetória histórica e sua importância econômica, social e cultural, inspira músicos, pintores e escritores, que vêm contando através da arte e da literatura a sua existência de 516 anos. O mundo inteiro o conhece como uma das maiores riquezas naturais do país e da América do Sul. Um verdadeiro patrimônio hídrico que banha cinco Estados brasileiros, percorrendo uma extensão de 2.700 quilômetros, a partir da sua nascente, na Serra da Canastra, em Minas Gerais, até a foz, na divisa de Sergipe e Alagoas, passando pela Bahia, por Pernambuco e Alagoas. Nesse trajeto, o rio corta serras, matas e vales, irrigando a agricultura das famílias do Sertão, abrindo caminhos para a navegação e oferecendo o alimento da população.

Repórter Bahia, a notícia com responsabilidade!

Nessa nova fase vamos nos dedicar ainda mais e da melhor forma possível somar na sua vida com informações de todas as áreas da vida, mas pautada na ética, na verdade, no compromisso com Deus, com a vida e com as pessoas.

A todos que nos acompanham através do rádio e da internet mais uma vez o nosso muito obrigado pela amizade e confiança, obrigado por tudo e que nessa nova fase da nossa vida profissional possamos nos aproximar ainda mais e juntos construirmos um jornalismo forte, independente, um jornalismo pra fazer a diferença.

REPÓRTER BAHIA.COM, a nova marca do jornalismo da nossa Bahia, está no ar. Sejam todos bem vindos!

O que aconteceu com o Blog do Arnaldo Silva?

Gostaria de informar ainda que estamos através de Valter Oliveira que é o nosso grande parceiro administrativamente trabalhando para restaurar o blog que será utilizado nessa nova fase do nosso trabalho como link de acesso a nova marca do jornalismo da Bahia, REPÓRTERBAHIA, no ar desde essa quarta-feira, 21 de Dezembro de 2016.
Entendo que mudanças como essas vão precisar de tempo para alcançar o mesmo patamar de acessos e assiduidade dos nossos leitores, mas não estamos sozinhos, temos Deus nos comando e a parceria de muitos amigos e leitores conquistados nesses sete anos de blog, nesses sete anos de muito trabalho e dedicação ao jornalismo, a nossa grande paixão na comunicação.

http://www.seo.mavi1.org http://www.mavi1.org http://www.siyamiozkan.com.tr http://www.mavideniz1.org http://www.mavideniz.gen.tr http://www.17search17.com http://www.siyamiozkan.com http://www.vergi.gen.tr http://www.prsorgu.org http://www.seoisko.net http://www.seoisko.org http://www.ukashhizmet.com http://www.ukashmavi.com http://www.sirabulucu.net http://www.kanuntr.com http://www.kanuntr.org http://www.kanuntr.net http://www.kananlartr.com http://www.kananlartr.org http://www.kananlartr.net http://www.haberbul.org http://www.iskoseo.com http://www.iskoseo.net http://www.iskoseo.org http://www.siyamiozkan.net